Tocando Agora: ...

Wellington reforça assistência às comunidades ribeirinhas pela Marinha do Brasil

Publicada em: 12/02/2026 09:20 -

Comunidades ribeirinhas da região do pantanal começam a receber atendimento médico-odontológico no Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano, da Marinha do Brasil, que já passou por localidades em Poconé e agora se dirige para Barão de Melgaço.

O projeto é realizado desde 2009 e foi visitado, nesta terça-feira (10.02) pelo senador e pré-candidato ao governo de Mato Grosso, Wellington Fagundes, que destinou recursos para melhoria dos equipamentos de atendimento à população, e o contra-almirante Emerson Augusto Serafim, comandante do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil.

O navio conta com centro cirúrgico, consultórios médicos e odontológicos, laboratório, farmácia e equipamento de raio-X e o atendimento é feito por dois médicos clínicos gerais, dois dentistas e quatro enfermeiros diretamente envolvidos nos atendimentos de saúde.

“Esse trabalho contribui muito para a melhoria da vida dessas populações, que vivem quase que isoladas, principalmente neste período de chuvas”, disse o senador.

O contra-almirante Emerson Serafim conta que, somente em 2025, 14 comunidades foram atendidas nos municípios de Barão de Melgaço, Poconé e Cáceres.

“Neste ano, também contamos com a parceria de estudantes de Medicina da Faculdade do Pantanal, de Cáceres, que estão acompanhando toda a operação”, diz ele.

O acompanhamento foi considerado fundamental para a boa formação dos alunos. É o que considera a professora de Medicina, Adenise Farias. “Durante nove dias embarcada no navio da Marinha do Brasil, ao lado de alunos de Medicina, levamos assistência, aprendizado e cuidado às comunidades ribeirinhas, onde a Medicina se faz presença e compromisso, foi uma experiência indescritível.”

O pantaneiro conhecido como “Marujo” passou por um procedimento odontológico e saiu emocionado. “Nasci e cresci na beira deste rio e sonhava em receber esse atendimento. Foi muito bom. Não teria chance de fazer isso lá na cidade”, contou.

Wellington avalia que o projeto da Marinha do Brasil deve ser apoiado já que traz resultados sociais muito importantes para comunidades que têm muita dificuldade em acessar os serviços de saúde. “Certamente, é um projeto que engrandece a Marinha e o próprio país”, disse.

Compartilhe: