Tocando Agora: ...
WEB RADÍO AO VIVO

Expedição inicia atendimentos em Bom Jesus do Araguaia e leva cidadania a regiões isoladas de MT

Publicada em: 08/10/2025 10:06 -

A dona de casa Maria Cleonice Vieira, de 61 anos, vive há tantos anos em São José do Couto que não consegue contar. Nascida em Barra do Garças, ela aproveitou para ser atendida pelos serviços oferecidos na 7ª Expedição Araguaia-Xingu, promovida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Dentre eles, a atualização de documentos e um novo exame de olhos. 

“O meu marido veio ontem no mutirão, conseguiu atualizar os documentos e hoje aproveitei a folga. O atendimento foi muito bom, estava com os óculos vencidos e já tá na hora de fazer outro. Vim aproveitar a oportunidade pertinho de casa”, descreveu a dona de casa. 

[Mulher idosa de óculos azuis e vestido estampado em tons claros sorri sentada em cadeira amarela. Ao fundo, outras pessoas aguardam atendimento em espaço simples e iluminado, com clima comunitário e acolhedor.] Essa proximidade, citada por dona Maria, é um dos principais objetivos e desafios da Expedição, coordenada pela Justiça Comunitária do TJMT. O projeto leva serviços da Justiça, de cidadania, saúde e inclusão social para comunidades que ficam distantes dos grandes centros. 

Agora, os serviços ofertados no distrito de São José do Couto chegam ao município de Bom Jesus do Araguaia, que fica a cerca de 1.000 km de Cuiabá. Os atendimentos serão realizados nos dias 7 e 8 de outubro, na Escola Estadual Gerson Carlos da Silva. 
“Esse tem sido o nosso desafio, que é mostrar um Poder Judiciário mais presente, envolvendo a sociedade, os municípios e os diversos segmentos. Isso é mostrado nas parcerias que temos aqui”, expressou o juiz José Antonio Bezerra Filho, que coordena a Expedição. 

 Sorridente, ela opera computador e leitor biométrico, transmitindo acolhimento e eficiência no atendimento.] Programação - Na primeira etapa da Expedição, os atendimentos ocorrem de 3º a 10 de outubro no distrito de São José do Couto, localizado em Campinápolis, e no município de Bom Jesus do Araguaia. Em seguida, de 3 a 14 de novembro, as ações serão realizadas na Agrovila Jacaré Valente, em Confresa, no distrito Espigão do Leste, em São Félix do Araguaia, e no distrito de Veranópolis, também em Confresa. 

Parceiros 

Compõem a lista de parceiros e instituições participantes a Casa Civil, a Proteção e Defesa Civil, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) — nas áreas de Cultura e Esporte —, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do programa Imuniza Mais, e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). 

  Integram ainda o grupo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam), o Programa Verde Novo, a Companhia de Polícia Ambiental de Tangará da Serra, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, o Detran-MT, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Polícia Judiciária Civil (PJC), o Exército Brasileiro e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). 

Somam-se aos parceiros a Defensoria Pública de Mato Grosso, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), o Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur) do TJMT, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), a Caixa Econômica Federal, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), a Receita Federal, a Aprosoja e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). 

A relação de colaboradores contempla também a Energisa, as prefeituras de Campinápolis e de Bom Jesus do Araguaia, além do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que realizará atendimentos no município de Bom Jesus do Araguaia.Leia mais matérias sobre a Expedição:

Compartilhe: