Tocando Agora: ...
WEB RADÍO AO VIVO

Câmara rejeita MP do IOF e governo sofre nova derrota no Congresso

Publicada em: 11/10/2025 10:23 -

A Câmara dos Deputados derrubou, na noite desta quarta-feira (8), a Medida Provisória 1303/2025, conhecida como MP do IOF, que previa medidas para aumentar a arrecadação federal sem elevar o Imposto sobre Operações Financeiras. A retirada de pauta foi aprovada por 251 votos a 193, impedindo que o texto seguisse para análise no Senado.
 

Com o resultado, a medida perde a validade nesta quinta-feira (9), obrigando o governo a buscar novas alternativas para compensar as perdas fiscais previstas para o próximo ano.
 

ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), criticou duramente a decisão do plenário e afirmou que os parlamentares que rejeitaram a proposta “votaram contra o país e contra o povo”. Segundo ela, a MP fazia parte de um esforço do governo para manter o equilíbrio fiscal sem recorrer a aumentos de impostos sobre a população.
 

A derrota expõe mais uma vez as dificuldades de articulação política do Palácio do Planalto no Congresso. Partidos que integram o bloco do Centrão, como União Brasil, PP e PSD, se uniram para derrubar a proposta, contrariando a base governista.

 

 

Sem a MP, a equipe econômica deve apresentar novas medidas de compensação nos próximos dias, enquanto o governo tenta recompor sua base de apoio e evitar novas perdas em votações estratégicas no Legislativo.

Compartilhe: